HISTÓRICO DO BAIRRO DE ROCHA MIRANDA

O bairro de Rocha Miranda, no tempo do império era uma fazenda de cana-de-açúcar, onde o seu proprietário era o Português Honório Gurgel, já na república era anteriormente conhecido como PARADA DO SAPÉ, veio a ter o nome de PRINCESINHA DA LINHA AUXILIAR, porém, com a instalação da Empresa Predial Rocha Miranda Ltda., na Rua dos Rubis e com a atenção do empresário MANOEL VASCONCELOS, português, vinculado a esta empresa, surgiu o consagrado bairro de ROCHA MIRANDA.

A origem do nome ROCHA MIRANDA deu-se através da homenagem feita por MANOEL VASCONCELOS ao Diretor Presidente da empresa em 1923.

Ao definir os nomes das ruas, ele dividiu em três partes. Onde parte do bairro teria o nome de PEDRAS PRECIOSAS, tais como PRAÇA DAS ESMERALDAS, RUBIS, AMETISTA, TURQUESA, DIAMANTES. Outra outra parte da homenagem aos ÍNDIOS, colocando os nomes como LARGO DO SAPÉ, TACARATU, PICUÍ e outra parte em homenagem aos Italianos, que por sinal deu origem à AVENIDA DOS ITALIANOS.

Rocha Miranda possui uma população equivalente a 48 mil habitantes; 15 Escolas Públicas Municipal. 06 Escolas Publicas Estadual, 01 Hospital Municipal, 01 Delegacia de Policia, 01 Batalhão de Policia a sede da 5ª CRE, Correios e Telégrafos, 03 Supermercados, Um comercio atuante com diversas lojas, possui uma Associação Comercial e Industrial, Um Lions e Maçonaria, Associação de Moradores e é claro o ROTARY. Enfim um bairro pequeno, mas com muita atividade.

Está é a síntese da história do nosso bairro Rocha Miranda.